sábado, 10 de abril de 2010

"Por uma Veleidade Arguta".

Este foi um tema proposto por um professor de  filosofia  na Universidade. Quem fez o curso nunca esqueceu esta  frase. Seu conceito ainda ficou flutuando nas nossas mentes. Porém, lembro-me que era algo relacionado a morte. Estudamos alguns filósofos, como Aristóteles. Gostei muito da sua astúcia e dos seus questionamentos, embora não tenha me aprofundado. A questão é, em se tratando do assunto morte, vem o tema religião. Assunto polêmico. Os acadêmicos, por exemplo, como tenho observado, apenas trata a história e as influências em seus estudos especificos. Mas, boa parte deles, se recusam a seguir alguma. Quanto mais se conhece menos se tem fé. Eu acredito na espiritualidade. Esta  não deve ser racionalizada. Nosso cérebro por mais incrível que seja ainda não tem condições de compreender ou captar  tudo. "Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã  filosofia" já dizia Sheakespeare. A espiritulidade, a  fé e a crença, me arrisco a dizer, são sensações. Você sente ou não. E se reflete diretamente na sua vida em forma de paz e felicidade.

3 comentários:

  1. veleidade s.f. Intenção pouco firme, ou dificilmente realizável: ter veleidades de resistência.
    Vontade injustificada; capricho, fantasia.
    Imprudência, leviandade.

    arguto - adj. De espírito vivo, penetrante, capaz de perceber com rapidez as coisas mais sutis. / Afinado, canoro: voz arguta....

    Dicionário online de português.

    As acepções das palavras nada dizem a respeito da morte, mas juro que era uma das explicações do tema, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  2. Linda Lorena (também é o nome da minha filha)!
    A fé é um sentimento inato, que todos trazemos dentro de nós; se vc observar ao longo da história, vai ver que povos sem nenhum conhecimento e cultura já acreditavam existir um ser superior, que adoravam e temiam. A fé deve ser embasada na razao, pois a fé cega, algumas vezes no conduzem ao fanatismo. É uma questao a ser estudada e analizada.
    Gostei muito do seu blog, parabéns!
    Um grande beijo e felicidades!

    ResponderExcluir
  3. Tem razão Linda Lorena, questões de fé tem a haver com crença, com acreditar. Por isso, não é necessário o questionamento ou ver para crer como S. Tomé. Ou se acredita ou não se acredita.
    Bjs

    ResponderExcluir