quarta-feira, 25 de maio de 2011

POR UM SENTIDO EXISTENCIAL MAIOR.

Considero que o ser humano merece muito mais do que apenas sobreviver. Esta "corrida de ratos" em que vivemos nos coloca na posição de trabalhadores para nos alimentar e pagar as dívidas. Irracionalmente nos colocamos na posição de devedores pelo consumo compulsório. Quanto mais dinheiro temos, mais desejamos. Este é um tema recorrente e se faz assim por ser uma situação que continua imperando na humanidade. Certas aquisições facilitam nossas vidas, mas a maioria o são para o preenchimento do vazio existencial. Por trás disso tudo, e sem me excluir, vejo egoísmo, fatalismo e pessimismo. Devemos perceber que a solidariedade não é algo que nos subtrai. Podemos ajudar o próximo dentro de nossas próprias profissões, cada um de acordo com suas capacidades e possibilidades. Nesta tarefa conseguimos preencher, pelo menos em parte, o vazio que nos faz seres para o consumo. Inspirado no debate do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire meu professor de Didática I disse: "o pessimismo e o fatalismo só cooperam para a preservação da situação atual." Se deixo meus sonhos morrerem e se aceito as condições que nos oprimem como algo imutável não me responsabilizo, continuo imóvel. Porém, somos seres capazes de nos transformar e de procovar mudanças. Só temos que resgatar esta consciência e nos movermos. Sair do comodismo e acreditar que viver é muito mais do que girarmos em torno dos bens materiais e continuarmos preservando o que não nos faz bem por achar que não temos escolha. O ser humano tem capacidades incríveis e inexploradas, mas estamos nos conformando em apenas "nos encaixar". Merecemos muito mais do que apenas lutar para sobreviver. Temos o direito de sermos quem quisermos ser, criar, transformar, interagir e juntos vivermos melhor e mais plenos.

"Gosto de ser gente porque a História em que me faço com os outros e de cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades e não de determinismos. Daí que insista tanto na problematização do futuro e recuse sua inexorabilidade." (FREIRE, 1998).

sábado, 14 de maio de 2011

O AMOR.


Pretensiosamente achava que sabia o que era o amor. Amava meus familiriares, principalmente, meu pai e minha mãe e achava que este sentimento traduzia inteiramente seu significado. Depois disseram-me que existiam várias formas de amar e vivenciei o chamado amor romântico. E este sentimento virou um clichê, para mim, representado em frases como o "amor supera tudo". Hoje com a mídia e com as diversas formas de comunicação, vi e ouvi muitas coisas ruins que podiam acontecer com as pessoas, mas não havia vivenciado nenhuma delas. Até que pscicologicamente e espiritualmente enferma, enfrentei situações as quais nunca havia ouvido falar. Mas foi assim que pude experimentar o efeito sublime da cura que o amor pode ter. Pessoas as quais nunca tinha visto apareceram para me apoiarem e me mostrarem que o amor é Deus. O amor é o que nos tira de todos estes sofrimentos, nos conecta e nos eleva. Apesar de todas as tecnologias que nos mantêm "conectados" estamos mais afastados. Estamos sofrendo isolados uns dos outros. Estar conectado, para mim, é você poder se abrir para o outro, é ajudarem-se mutuamente, é amá-lo. Ao invés disso, estamos adoencendo e nos afastando e neste afastamento perpetuando nosso sofrimento. Até hoje não sei direito o que é o amor, pois ele precisa ser praticado constantemente rompendo as barreiras que criamos uns para os outros. Experimentá-lo na sua inteireza é algo que o ser humano ainda está longe de conseguir.

terça-feira, 3 de maio de 2011

PRÊMIO VERSATILIDADE: VOCÊ PODE TER GANHADO, CONFIRA.

É surpreendente como a vida em comunhão entre blogs nos faz mais poetas, mais prosadores, mais cronistas, mais contadores de "causos" aproxima-nos contagiantemente numa velocidade e numa comunicação inigualáveis. Este prêmio é distribuído ao “blogueiro versatil”, aquele que transpõe sua idiossincrasia, dando forma, sabor, experiência a um eu-lírico que clama por novos horizontes e desafios  metamórficos.

 

Meus agradecimentos a Antônio Aruanda, meu irmão, terapeuta, mas que as vezes me enlouquece, e escritor que me entretêm com textos e livros que dão mais cor ao meu dia, ao mesmo tempo que me ajudam a transcender. Ele me agraciou com o prêmio "The Versatile Blogger", cujas regras colocarei a seguir:

1. Agradecer e linkar de volta o blogueiro que te enviou o prêmio.

2. Divida 7 coisas sobre você.

3. Premiar outros 5 a 15 blogueiros.

4. Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para seu blog e distribua a outros colegas blogueiros.


Seguindo o próximo passo, listarei sete aspectos sobre mim:
 
1. Gosto de escrever;
2. Amo música, principalmente, cantar;
3. Ainda acredito na educação;
4. Sou viciada em doces;
5. Sou espiritualista;
6. Sou louca, se isso significa buscar outros conhecimentos e visões de mundo;
7. Sou Deusa, assim como a gota de um oceano, sem ser o próprio.
 
Agora o momento esperado:
 
OS GANHADORES  SÃO ...
 
1. http://antonioaruanda.blogspot.com
 

3. http://jpmescritor.blogspot.com
 
4. http://flamarionsilva.blogspot.com
 
5. http://destinoinalcancavel.blogspot.com