quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Genialidade X Bloqueios.

Fazendo uma peregrinação religiosa bem ao estilo "Comer, Rezar e Amar" tenho descoberto um mundo incrível e ao mesmo tempo assustador. Longe de qualquer preconceito religioso, assunto delicado. Existem pessoas inteligentíssimas dentro de várias religiões que conhecem não só suas doutrinas, filosofias, dogmas, mas as alheias. Percebi que muitos dos nossos  bloqueios advêm das nossas crenças e valores, muitos deles formados por religiões. Em relação a bloqueios me refiro ao pânico que certos pensamentos e idéias nos provocam quando descobertos. Fiquei me perguntado até que ponto somos livres para pensar. Os gênios tiveram que, muitas vezes, transgredir o que está  na própria Bíblia, por exemplo, para fazerem descobertas. E então, eles estiveram envolvidos em coisas demoníacas? Será que deve haver um limite para o ser humano? Será que o ser humano tenta ser maior que Deus? Ou será que ele está usando a capacidade que lhe foi concedida?

7 comentários:

  1. Primeiro: LORENA, AMEI O BLOG! NEM SABIA, MENINA!
    Estou muito feliz porque isto nos ajuda a ser mais pessoas, a interagir, a participar...Espero que te esteja fazendo bem!
    Vamos lá! Meu comentário sobre Genialidade x bloqueios é que o que chamamos de bloqueio seja aquilo que nos torna menos pessoas e mais objetos nas mãos dos homens (pessoas)ou a favor da lógica consumista e desumana do mundo e suas culturas. E não uma opção pela continência alimentar, sexual,de palavras, qualquer que seja.Estes não são bloqueios, e sim opções de vida que buscam purificar alma e corpo e que muitas pessoas fazem, pela saúde, pela espera de quem se ama e seja amado, para se tornar melhor... Quanto aos gênios Lorena, eles não são mais tanta referência no mundo de hj.No seu histórico em sua maioria, homens brilahntes que eram e que muito contribuiram para o mundo, foram pessoas apáticas à suas famílias, a amigos, à sua própria vida.Alguns nomes Nietzche, Edgar ALLan Poe, Maquiavel, Tales de Mileto, Walter Benjamin (veja o fim deles. A partir destes e de tantos outros casos em que a genialidade foi resultado de isolamento e desamor,ou foi voltada para o crime, para manipular a vida humana,fico com Ecelesiastes e com Sócrates: "Vaidade das vaidades - tudo é vaidade!" (Ecles 1,2)e Até Sócrates, com o pé na cova, reconsiderou seu ceticismo. "Tenho uma boa esperança de que alguma coisa espere os mortos e, segundo velha tradição, seja muito melhor para os bons do que para os maus", revelou numa conversa com Fédon e Equécrates. E sorveu em paz sua cicuta.
    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090307/not_imp334825,0.php

    27 de janeiro de 2011 13:39

    ResponderExcluir
  2. Amei seu comentários Carlinha. Através dele vi quanto o tema é polêmico até pelos vários exemplos de bloqueios humanos que podemos ter. Eu mesma pensei em pessoas que não conseguem pensar livremente em qualquer coisa pq estam presas a valores e crenças e certas idéas as assustam. Se todos nós fossemos assim poderia não ter havido muitas descobertas na ciência, por exemplo. Apareça sempre!Admiro-te muito. Bjao.

    ResponderExcluir
  3. Lorena, longe de mim ser dono da verdade(coisa impossível ao ser humano) mas tenho uma humilde opinião.
    A liberdade reside em nossas escolhas, mas muitas vezes são estas que nos aprisionam, até para ser livre existe limites, neste mundo insano onde se tem muitas religiões utilitaristas(do pode e não pode) simplistas, é difícil tentar entender e viver a fé, mas não impossível, Deus não nos impede de pensar, mas há leis naturais que nos seres humanos somos incapazes de transgredir...existe varios gênios dentro da religião, exemplo, Galileu Galilei,c.s lewis, Paul claudel entre outros, santo agostinho, são tomás de Aquino, kant,
    A fé deve unir a critica racional ao social e caminhar rumo a verdade suprema que habite em nosso interior.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei sua contribuição, apareça mais vezes.

    ResponderExcluir
  5. Desejo a você um maravilhoso dia da mulher internacional que você é. Não me equivoquei na ordem das palavras. A você, o meu carinhoso abraço. Todos os dias do ano são seus, não apenas este.
    Um abraço carinhoso!
    Lello
    P.S. - Volto para comentar!!

    ResponderExcluir
  6. Bem, demorei um pouco, mas voltei...
    Lorena, o tema "Genialidade X Bloqueios” é muito interessante, sim! Você coloca como oponentes da genialidade as nossas crenças e os valores que vêm das religiões. Em meio à argumentação, coloca a necessidade alguns homens de transgredir o que está na Bíblia para poder evoluir. Também li a Carlinha e o Sandrio.
    Olha, querida, eu penso que a genialidade tem inúmeros oponentes. O maior oponente, prova a História, é o próprio ser humano possuidor da genialidade. Não chego a concordar em gênero, número e grau com a Carlinha em que foi a genialidade a causadora de desvios de conduta desses chamados gênios. Genialidade é uma aptidão, geralmente concentrada num foco, e raramente extensiva, dispersa por várias áreas. O que lhes desviou a conduta foi sua fraqueza em outras áreas, moral, sentimental, social, familiar, sexual. Einstein destruiu a vida de sua esposa com traições e toda espécie de vexames... Não porque fosse gênio na física ou grande pensador, mas porque tinha falhas morais. Então, ele foi seu próprio oponente. Assim, querida, nosso maior oponente somos nós mesmos, gênios ou não.
    Você fala de religiosidade, e a Bíblia fala de fé. Religiosidade é sistema humano de acorrentamento, fé é preceito bíblico de espiritualidade e moral. Religiões vão contra a Ciência, mas a fé caminha paralela a ela, na mesma direção: o saber. A Ciência, para o saber material, a fé, para o espiritual. Não há oposição. O primeiro verso da Bíblia que decorei foi: “A sabedoria é a coisa principla. Adquire, pois, a sabedoria. Sim, com tudo que possuis, adquire o conhecimento” – Prov. 4.7. Eu tinha apenas 8 anos!
    Alguns dos oponentes da genialidade, de fato, são: nós mesmos (Thomas Edison, sendo um gênio, roubou idéias de outros!), o egoísmo dos aproveitadores (Mozart foi vítima), os abismos sociais (Oswaldo Cruz foi vítima), as fatalidades (Beethoven foi vítima, Castro Alves foi vítima), entre outros.
    Deus fez o homem perfeito. No que dependesse da fé, estaríamos em plena busca do que nos leva de volta à perfeição.
    Um beijo carinhoso
    Lello

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Lello. Muito bom!! Por isso este blog é importante para mim me ajuda imensamente nas minha questões. Bjos.

    ResponderExcluir